segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Quem está no controle


Deus trabalha em nossas vidas de maneira DIFERENTE da que imaginamos e com um objetivo único para cada um de nós, pois Ele nos conhece MELHOR do que nós mesmos e sabe o que REALMENTE precisamos. O problema é que vivemos baseados na experiência do relacionamento com outras pessoas-  a quem influenciamos e manipulamos o tempo todo - e não baseados num relacionamento íntimo com Deus e suas promessas, por isso apanhamos tanto para APRENDER a viver!
Devemos nos lembrar de que Deus é pai - além de bom, é justo - e como todo pai que ama seu filho, Ele nos corrige e nos repreende para nos colocar no CAMINHO CERTO, participando da Sua Santidade e nos enchendo a alma de valores eternos e não de prazeres momentâneos. Não existem coincidências, nem mesmo fatos ao acaso. DEUS ESTÁ NO CONTROLE de nossas vidas. E ainda bem que está!  
Infelizmente, como todo filho conduzido pela rebeldia humana, nem sempre ouvimos a voz do Pai. Estamos sempre fazendo as coisas do NOSSO JEITO, ignorando nossas limitações e nossa dependência dEle. E quando somos confrontados com nossas frustrações e com as consequências amargas de nossas atitudes nos vemos diante de DOIS CAMINHOS: voltarmo-nos contra Deus ou voltarmo-nos para Deus.
Rendermo-nos ao Pai, mesmo que soe como uma fuga infantil, é sem dúvida, a melhor escolha. Pois Deus é fonte de amor. Um AMOR INCONDICIONAL que perdoa e restaura - Um pai misericordioso que nos dá socorro em momento oportuno.
Deus OPERA em cada situação para o nosso PRÓPRIO BEM, sejam elas situações de dor, sofrimento ou situações sem uma solução aparente. Ele as usa para forjar  nosso caráter, mudar  nossos valores, transformar nosso coração, abençoar quem está em nossa volta e nos aproximar dEle através da nossa fé.
Quando Deus PERMITE uma crise, seja na família, no trabalho ou mesmo na vida pessoal, Ele não está apenas revelando sinais de que alguma coisa anda fora dos trilhos, mas também, está nos DANDO tempo e uma chance, preciosa, de mudarmos o rumo desses acontecimentos e de transformarmos a nossa visão do mundo. Deus é especialista em nos dar um NOVO COMEÇO.
INDEPENDETEMENTE da nossa obediência ou da nossa fé, Deus será SEMPRE Deus. Seus planos para a nossa vida NÃO podem ser frustrados. O que Ele tiver de fazer conosco ou por meio de nós Ele fará. E ainda que não seja fácil viver dentro dos Seus Propósitos é importante lembrarmos que mais DIFÍCIL, ainda, é vivermos na contramão da Sua Vontade, rumo às nossas ilusões independentes, pois sabemos que o REAL PODER é de Deus e não nosso.
Muitas pessoas temem as circunstâncias difíceis e julgam Deus porque DESCONHECEM a Sua Palavra, mas é preciso entender que descansar no Senhor e trilhar o Seu Caminho são passos essenciais para vivermos uma vida segura e de paz, sem nos decepcionarmos.
O que quer que Deus faça em nossa vida é O MELHOR para nós, mesmo que as circunstâncias apontem o contrário.

“Meus irmãos, tende por motivos de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” Tiago 1.2-4

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Qual a sua verdadeira identidade?


Não raras vezes sentimos que algo está fora do lugar, que andamos em círculos indo no contra -fluxo da FELICIDADE, não é mesmo?
A maioria das pessoas que conheço leva a vida baseada numa rotina simples: elas vão para o trabalho, do trabalho voltam para casa, nos finais de semana frequentam festas  e restaurantes, viajam uma vez por ano, fazem compras de natal em shoppings, trocam de carro a cada 4 anos e pagam suas contas sem que essas acumulem.
Muitas dessas pessoas diriam que estão VIVENDO a vida, mas diante da complexidade que ela envolve, eu diria que estão apenas EXISTINDO.
O SENTIDO da vida não se encontra numa simples rotina, tampouco na fama, no status ou no dinheiro, até porque, você sempre encontrará alguém que tem MAIS do que você.
O sentido da vida está em VIVER os PLANOS de Deus – que a propósito – vão além da nossa limitada imaginação. Deus não nos criou para que tivéssemos uma vida vazia e presa a uma rotina sem sentido, afundados na nossa própria desesperança! De forma alguma!
A cada um de nós Deus concede ALGO bem especial e único, como tempo, dinheiro, talento, influência, inteligência... Singularidades essas que não são para nosso uso exclusivo, mas para serem, também, usadas em PROL do outro, pois é DOANDO nossa vida que encontramos sentido nela!
Mais cedo ou mais tarde perderemos todas as coisas que nos foram emprestadas e concedidas por Deus, pois, a PERDA é parte tão integral da vida quanto o GANHO: amigos passarão, nossos pais deixarão esta vida – provavelmente antes de nós-, demissões acontecerão, confianças serão traídas, amores serão enterrados, saúde não é perpétua e, para desespero de alguns, a beleza física será irremediavelmente perdida.
Então chega um dia que deitamos a cabeça no travesseiro e pensamos: “a vida tem que ser mais do que isso.” - E acredite, ELA É!
Quando entramos no raciocínio de Jesus passamos a viver com a nossa PRÓPRIA IDENTIDADE e não mais disfarçados daquilo que o mundo espera que sejamos. Mudamos as nossas perspectivas e nos voltamos para os verdadeiros valores. Passamos, então, a viver de cara limpa, de alma lavada, LIVRES da maquiagem que encobre toda a nossa essência.

Por isso, hoje, mais do que nunca, gostaria de dizer que você NÃO É - como muitos acreditam - apenas resultado de uma explosão e de um simples acidente natural. Você é mais do que isso e tem grande VALOR para Deus. Você foi criado para ser um instrumento nas mãos do criador e veio a este mundo com o lindo propósito de fazer a DIFERENÇA nessa “inconsolável” geração.

Leia: Jeremias 29.11-13

sábado, 12 de novembro de 2011

É brega falar de Deus!...


... Essa FRASE chegou aos meus ouvidos como uma bomba, explodindo e embaralhando meus sentimentos e minhas razões.
“Como alguém tinha CORAGEM de afirmar isso de maneira tão direta e espontânea?” – pensei comigo, ainda sem reação, e na expectativa de uma retratação que acabou não acontecendo.

Enquanto eu, numa ideia pretensiosa, tentava buscar a melhor forma de defender Aquele que não Se sujeita a esse tipo de situação, fui tomada pela lembrança de que Jesus, quando caminhava entre as multidões, não fazia questão de impor OPINIÕES. Ele sabia quem Ele era. Ele estava muito ACIMA das opiniões alheias.
Devagar, eu fui me convencendo de que realmente não deveria me preocupar com aquele comentário, pois o próprio Deus não está preocupado com pensamentos primários sobre Ele. Deus transcende TODAS as limitações temporais.
Um CRISTÃO, cujo olhar é iluminado pela fé, não deve se prender às circunstâncias ameaçadoras e sim, usá-las como oportunidades para levar as BOAS NOVAS a uma geração descrente e ao mesmo tempo carente.
Ainda refletindo sobre o que eu acabara de ouvir, cheguei à conclusão de que, para algumas pessoas, falar de Deus é “brega”  porque envolve um  assunto que as incomoda profundamente. INCOMODA porque não é agradável a ideia de ter que sair da zona de conforto e deixar de viver seus próprios sonhos para viver os sonhos de Deus.
Ter Deus em nossas vidas requer sacrifício, privações, e principalmente, o reconhecimento de nossa dependência. Deus confronta nossos valores, altera nossa rotina, provoca crise, substitui o reinado do ego para construir em nós o Seu reino...
Não são todos, neste MUNDO MODERNO, que estão dispostos a  correr riscos baseando as suas vidas nas promessas de Deus, escritas num livro há mais de dois mil anos.  Para muitos, essa é uma ideia ultrapassada... É tão “brega” quanto em ter, como única apólice de seguro, a própria FÉ.
De fato, envolver-se verdadeiramente com Deus significa ABRIR MÃO de conceitos e valores MODERNOS, tais como o individualismo, o materialismo, a vaidade, o orgulho, o exibicionismo, a ganância... E suas consequentes desilusões...
Talvez, por isso, muitos acreditam, realmente, que viver na Palavra de Deus significa viver na “breguice” dos misteriosos desígnios... Mas para mim, que já experimentei essas “modernidades”, viver na Palavra de Deus é o MAIOR dos privilégios!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O buraco


E lá estava ele.  Um BURACO na calçada que fez tropeçar o meu pé e minha pressa toda.
Depois de ajeitar os óculos escuros e abrir um sorriso sem graça a fim de garantir que estava tudo bem ao pequeno público que tudo assistia, tentei prosseguir como se nada tivesse acontecido, tentando disfarçar a minha raiva e o meu embaraço. Ainda olhando para trás, para me certificar que nada caíra no chão, só avistei aquele buraco intocável e imponente, disfarçado de inocente, esperando o próximo pedestre passar.

A nossa VIDA é cheia de buracos como esses. Sejam eles grandes, pequenos, profundos ou rasos, estão por aí, prontos para  nos pregar uma peça.

Porém, existe um buraco diferente. Um buraco bem mais ameaçador e profundamente abstrato: um buraco na ALMA, que nos leva a mergulhar pelo enorme VAZIO existencial, num grito abafado de dúvida contínua.
 
Assista ao vídeo, abaixo, e reflita sobre suas escolhas!